Logo MPF nome Logo MPF

MPF

Desempenho da Estratégia Institucional

Monitorar o desempenho da estratégia é um processo dinâmico e incremental de avaliação institucional. O MPF tem se dedicado recorrentemente a atividades que fortalecem esses mecanismos de avaliação.

No caminho de modernização do Ministério Público Federal (MPF), a cultura de planejamento e monitoramento de resultados está sendo fortalecida nos níveis estratégico e tático com foco em resultados, permitindo a visualização e a identificação de indicadores, projetos e iniciativas.

Apresentamos abaixo a estrutura da informação do monitoramento do desempenho da estratégia institucional. Clicando em cada assunto é possível acessar a área do site com informações detalhadas. 

   

 

Dinâmica da avaliação do desempenho da estratégia institucional


A dinâmica da avaliação do desempenho da estratégia institucional é fortalecida pelo Sistema Integrado de Gestão Estratégica e Governança (Sige). O Sige representa o início de um novo modelo de governança que visa o alinhamento estratégico de todas as ações do MPF, auxiliando o Procurador-Geral da República na tomada de decisão.

Os indicadores e os projetos estratégicos decorrem do esforço do MPF iniciado em 24 de agosto de 2010, com o lançamento do Projeto de Modernização da Gestão Administrativa do MPF (PMGA). Regulamentado pela Portaria PGR/MPF nº 472, de 24 de setembro de 2010, o PMGA teve como mais importante resultado a conclusão do Planejamento Estratégico Institucional (PEI 2011-2020) que foi apresentado à sociedade em 30 de junho de 2011.

O monitoramento dos planejamentos temáticos e táticos está em processo de construção e aprimoramento. No exercício de 2012, o Projeto de Desdobramento do Planejamento Estratégico Institucional (DEPEI), regulamentado pela Portaria PGR/MPF nº 725, de 22 de dezembro de 2011, contemplou a forma de contribuição dos órgãos, secretarias administrativas e unidades gestoras do MPF com a construção de: i) planejamentos temáticos para cada uma das 6 Câmaras de Coordenação e Revisão (CCRs) e para Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC); ii) planos de ação da Corregedoria e Função Eleitoral; iii) painéis de contribuição para cada uma das 32 unidades gestoras e para as Secretarias e Unidades nacionais, validados em dezembro de 2012.

A Assessoria de Modernização e Gestão Estratégica apoia a implantação das rotinas e métodos de trabalho que consolidem os processos de monitoramento e avaliação dos indicadores e iniciativas dos planejamentos temáticos e táticos. Esse processo foi aprimorado com a implantação das Assessorias de Planejamento e Gestão Estratégica em cada unidade gestora.

Confira o desempenho da estratégia institucional do MPF: