Logo MPF nome Logo MPF

Ceará

Eleitoral
1 de Julho de 2020 às 15h25

Integrantes da PRE participam de curso de combate à desinformação

Treinamento ocorreu de forma virtual na última segunda-feira, 29 de junho

Ilustração mostra mapa do mundo coberto por vários pontos. Em algumas regiões aparecem círculos vermelhos. Sobre o mapa há um símbolo de alerta e a expressão Fake News.

Ilustração: Freepik

Integrantes da Procuradoria Regional Eleitoral no Ceará (PRE/CE) participaram, na segunda-feira, 29 de junho, de treinamento sobre combate à desinformação promovido pelo Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), Agência Lupa, Instituto Tecnologia e Equidade (IT&E) e o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE).

O curso online que teve como tema "O desafio de realizar eleições em um contexto de pandemia e de desinformação" foi realizado através da ferramenta Google Meet e constou de duas etapas. A primeira, um Talk Show, em que foi conduzido o debate “Como o combate à epidemia da desinformação sobre o novo coronavírus pode nos ajudar na preparação para as próximas Eleições municipais?”.

A procuradora regional eleitoral, Lívia Sousa, participou dos debates promovidos na primeira etapa do treinamento. A segunda etapa, quando foi realizada a Oficina de Checagem de Informações, teve a participação de dois servidores da PRE, Anderson Damasceno e Raul Bittencourt.

A oficina de checagem, direcionada a servidores públicos e jornalistas do Ceará, foi ministrada pelo jornalista, professor e palestrante da Lupa, Raphael Kapa. A atividade teve como objetivo disseminar conhecimentos para os profissionais que trabalharão na linha de frente do combate à desinformação durante o período eleitoral.

Na sala virtual, o professor dividiu o encontro em três momentos: um painel sobre desinformação e checagem, destacando algumas categorias da checagem, como fact-checking (fontes oficiais), debunking (correntes repassadas nos aplicativos) e verification, que são advindas de fontes não oficiais; uma breve descrição sobre Bots e Trolls; e uma parte instrumental: ferramentas utilizadas pela Lupa no combate à desinformação.

A iniciativa faz parte do Programa Democracia Digital- Eleições 2020 que está sendo realizado em diversos estados do país com o apoio dos TREs, Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), organizações da sociedade civil, meios de comunicação independentes e sociedade, em geral.

Com informações do TRE-CE

Assessoria de Comunicação
Ministério Público Federal no Ceará
twitter.com/mpf_ce

Informações à imprensa:
saj.mpf.mp.br
(85) 3266.7457 / 3266.7458

registrado em:
Contatos
Endereço da Unidade

Procuradoria da República no Ceará

Rua João Brígido, 1260

Joaquim Távora - Fortaleza/CE

CEP: 60.135-080

(85) 3266.7300 Fax: 3266.7443
Atendimento de segunda a sexta, das 9h às 17h

Sala de Atendimento ao Cidadão:

Telefones: (85) 3266.7363 / 3266.7501

Procuradoria Regional Eleitoral no Ceará:

(85) 3266.7310 / 3266.7465

Assessoria de Comunicação Social:

- Contatos para jornalistas:
(85) 3266.7457 / 3266.7458

Sistema de Protocolo Eletrônico
- Destinado a órgãos públicos e pessoas jurídicas.

Portal do Peticionamento Eletrônico
- Destinado a cidadãos e advogados.

Como chegar