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Capa - Por dentro do MPF
Por Dentro do MPF

Ascom/PR-MG PGR/Secom, 2010


Capa - Manual de Cerimonial do MPF
Manual de Cerimonial do MPF
Secom/PGR - 2007

Capa - Cartilha Eleitoral
Por dentro das Eleições
PGR/Secom, 2010

 

 


 

Política e Manuais de Comunicação do MPF

A Política de Comunicação do MPF tem o objetivo de normatizar o uso das redes sociais no âmbito da instituição, o relacionamento com a imprensa, a redação em comunicação e a identidade visual. Os manuais foram elaborados a partir das diretrizes definidas pela Política de Comunicação.

Manual de Redação – Com o objetivo garantir unidade e identidade às produções realizadas pela Secretaria de Comunicação (Secom) e Assessorias de Comunicação (Ascoms), o Manual de Redação foi estabelecido pela Portaria PGR/MPF nº 104/2014.

O documento reúne critérios e normas editoriais e de linguagem para as matérias jornalísticas produzidas pelas áreas de comunicação social do MPF. Ele tem por finalidade fortalecer e especificar princípios e diretrizes fixados na Política de Comunicação.

Para facilitar a consulta, a publicação está dividida em duas partes principais: a primeira trata dos critérios editoriais que devem ser adotados em todos os veículos de comunicação social do MPF; a segunda apresenta convenções de linguagem e estilo para cada tipo de mídia.

Manual de Identidade Visual A Portaria PGR/MPF nº 105/2014 estabelece o manual que regulamenta a aplicação da marca do MPF. O documento é essencial, porque a logomarca é a representação de uma instituição, que traduz sua missão, visão e valores. É por meio dela que uma instituição transmite sua filosofia, torna-se visível e reconhecida pelo público.

A logomarca pode ser utilizada em peças de divulgação interna ou externa e o uso deve ser autorizado pela Secom ou pelas Ascoms, de acordo com o caso. O Manual de Identidade Visual trata das normas e padrões de utilização dessa marca.

Manual de Redes Sociais Instituído pela Portaria PGR/MPF nº 106/2014, esse manual estabelece as diretrizes para que as redes sociais sejam utilizadas com os objetivos de fortalecer a imagem institucional perante a sociedade; divulgar iniciativas, ações e serviços à disposição do cidadão de forma sistemática, em linguagem acessível e didática; e oferecer amplo conhecimento da atuação do MPF.

O Manual de Redes Sociais do Ministério Público Federal dispõe sobre a utilização do Twitter, Facebook e Youtube. Além disso, a portaria conta também com um mini glossário com expressões utilizadas nessas mídias e o Manual do Uso Responsável de Redes Sociais, orientando membros e servidores sobre o uso dos perfis pessoais.

Guia para o Relacionamento com a Imprensa – O documento foi aprovado pela Portaria PGR/MPF nº 107/2014 com o objetivo de orientar e auxiliar membros e gestores do MPF no contato com a imprensa, tornando-se uma referência rápida e prática.

O guia está aliado ao suporte das Ascoms e pretende esclarecer dúvidas que possam surgir neste trabalho, de modo que o fluxo de informações se estabeleça de forma clara, a bem da sociedade. Ele traz definições do que é notícia e o papel do assessor de comunicação, além de dez dicas de como se relacionar com a imprensa.

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