Bahia

Procuradoria da República na Bahia

10 de Outubro de 2016 às 17h25

Outubro Rosa: MPF/BA adere à campanha pelo sexto ano consecutivo e faz arrecadação para o Naspec

Órgão iluminou a sede, em Salvador, de rosa; doações ao Núcleo Assistencial para Pessoas com Câncer podem ser feitas na sede do MPF até o fim do mês

Créditos: Ascom MPF/BA

Durante o mês de outubro, o Ministério Público Federal na Bahia (MPF/BA) promove arrecadação de itens de limpeza para o Núcleo Assistencial para Pessoas com Câncer (Naspec). Pelo sexto ano consecutivo, a sede do órgão tem iluminação rosa, que pode ser vista durante a noite por quem passa pela avenida Luís Viana Filho (Paralela).

O gesto, que marca o apoio do órgão ao movimento mundial Outubro Rosa, tem como objetivo estimular a participação de empresas, entidades e da população no combate ao câncer de mama. Como parte da campanha, o MPF recebe doações, até o fim de outubro, de itens como água sanitária, desinfetante, pano de chão, sabão em pó e esponja de aço. As doações podem ser entregues na sede do MPF/BA (Rua Ivonne Silveira, 243, Doron), em Salvador, das 10h às 18h.

O Naspec — Entidade beneficente de assistência social e médico-hospitalar, o Naspec fornece cuidados paliativos e estadia a pacientes com câncer do interior da Bahia que não têm condições de arcar com a permanência na capital para tratar da doença, além de orientar e dar apoio logístico a pacientes de Salvador. Segundo o último levantamento, apenas no ano de 2014 o núcleo realizou 43.235 atendimentos. Além de prestar assistência aos pacientes, a entidade acolhe e capacita seus acompanhantes para que se tornem cuidadores habilitados, e também distribui centenas de refeições diárias e cestas básicas mensais.

Outubro Rosa O movimento nasceu nos Estados Unidos, na década de 1990, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente com o objetivo de promover a conscientização sobre a doença e compartilhar informações sobre o câncer de mama.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de mama é o segundo mais comum entre as mulheres, tanto no mundo como no Brasil cerca de 25% dos novos casos anuais —, atrás apenas do câncer de pele (não melanoma). Em 2016, são esperados 57.960 novos casos de câncer de mama no país. O câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença.

Ministério Público Federal na Bahia
Tel.: (71) 3617-2296/2474/2295/2200
E-mail: prba-ascom@mpf.mp.br
www.twitter.com/mpf_ba