Javascript desabilitado
Logo MPF nome Logo MPF

Bahia

Meio Ambiente
4 de Novembro de 2019 às 11h15

Óleo nas praias: MPF recomenda implementação de medidas emergenciais em Porto Seguro e mais dois municípios baianos

Objetivo é conter o avanço da substância no litoral de Belmonte, Santa Cruz Cabrália e Porto Seguro; MPF recomenda, ainda, apresentação, em dez dias, de Plano Integrado de Recuperação e Segurança Ambiental

Arte mostra uma mancha de cor preta escorrendo em um fundo azul, com os dizeres Derramamento de óleo no Nordeste

Arte: Secom/PGR

O Ministério Público Federal (MPF) expediu recomendação em 29 de outubro, para que os municípios litorâneos de Belmonte, Santa Cruz Cabrália e Porto Seguro implementem – imediatamente quando detectada a poluição provocada por vazamento de óleo – medidas para remoção adequada do resíduo, limpeza das praias afetadas e recuperação do ecossistema costeiro. Na recomendação, assinada pelo procurador da República Fernando Zelada, é determinado que os três municípios – localizados no litoral sul da Bahia – têm cinco dias, a partir do recebimento, para informar o MPF sobre o acatamento ou não das medidas.

A recomendação visa a conter o avanço e a expansão da substância poluente na região, e aplacar os danos ambientais causados pelo óleo, que há mais de 60 dias começou a chegar às praias do Nordeste do país. Os municípios deverão seguir as orientações técnicas fornecidas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) ao MPF e descritas na recomendação. Deverão, ainda, segundo o documento, a cada 30 dias, encaminhar relatório e documentação que comprovem a adoção das medidas recomendadas por, pelo menos, cinco meses, ou até a comprovação da conclusão da limpeza das praias afetadas e da integral remoção dos resíduos poluentes.

Direcionadas a municípios litorâneos afetados pela poluição, recomendações semelhantes já foram enviadas para Ilhéus, Itacaré, Maraú, Cairu, Una, Canavieiras e Camamu – no baixo-sul da Bahia. As medidas propostas pelo Ibama orientam sobre a remoção eficaz, correta e segura do óleo, para a limpeza das praias afetadas e a recuperação do ecossistema costeiro. Entre as informações prestadas pelo instituto, estão explicações sobre as técnicas para “remoção manual”, “remoção manual assistida por máquina”, “remoção mecânica”, “gestão de resíduos”, “remoção manual de óleo em manguezais” e “remoção manual em áreas rochosas”, entre outras (Veja as orientações do Ibama na íntegra no texto das recomendações disponibilizadas abaixo).

Plano de Recuperação e Segurança Ambiental - Além da adoção das medidas emergenciais e do constante monitoramento ambiental de todas as praias costeiras – e de eventuais rios ou outras áreas litorâneas afetadas para identificar a existência e a extensão da poluição – o MPF recomendou a apresentação, em dez dias, do Plano Integrado de Recuperação e Segurança Ambiental, com a previsão das orientações propostas pelo Ibama e outras que se fizerem necessárias, ações de proteção do meio ambiente e de fiscalização contínua das áreas atingidas pelo derramamento de óleo e dos locais passíveis de afetação, ações de educação ambiental e conscientização de riscos à população sobre os locais que estejam poluídos, além da apresentação do cronograma detalhado de execução das ações previstas. Os municípios terão o prazo de dez dias para informar o MPF sobre o acatamento da recomendação.

Íntegra da recomendação para os municípios de Belmonte, Santa Cruz Cabrália e Porto Seguro.

E agora? - A recomendação é um instrumento de atuação extrajudicial do MPF, que busca evitar a judicialização de demandas e a consequente demora na solução de questões, tendo em vista os prazos e etapas previstas em lei até o julgamento definitivo de um processo. Agora, o MPF aguardará o envio da resposta sobre o acatamento ou não da recomendação pelas prefeituras. A partir daí, o MPF analisará as providências adotadas e poderá seguir acompanhando a situação ou, se for o caso, mover ações requerendo judicialmente a adoção das medidas, a regularização dos problemas apontados e a responsabilização de pessoas por descumprimento da legislação aplicável.

Acompanhe a atuação do MPF frente ao derramamento de óleo nas praias do Nordeste

Assessoria de Comunicação
Ministério Público Federal na Bahia
Tel.: (71) 3617-2295/2296/2200
E-mail:
prba-ascom@mpf.mp.br
www.twitter.com/mpf_ba

Receba notícias por e-mail.

Contatos
Endereço da Unidade

Rua Ivonne Silveira, 243
Loteamento Centro Executivo - Doron
CEP 41.192-007 - Salvador/BA

www.mpf.mp.br/mpfservicos
(71) 3617-2200
Como chegar
Sites relacionados
Área Restrita