Logo MPF nome Logo MPF

Bahia

Procuradoria da República na Bahia

Geral
30 de Maio de 2017 às 15h50

Escola pública de Salvador recebe Turminha do MPF para conversar sobre honestidade

Com o projeto, MPF ainda visitará uma segunda escola municipal na próxima quinta-feira, 1º de junho

Fotos: Ascom MPF/BA

Fotos: Ascom MPF/BA

O julgamento sobre um caso que foi a júri popular: um diário foi colocado na mochila de uma colega na intenção de incriminá-la. Essa foi uma das atividades apresentadas para voluntários do Ministério Público Federal da Bahia (MPF/BA), no dia 24, pelos estudantes da Escola Municipal Pedro Veloso Gordilho, em Salvador. O evento faz parte do projeto Turminha do MPF que, nessa edição, abordou os temas honestidade e corrupção, além da atuação do órgão.

Os alunos do 4º e do 5º ano ainda fizeram outras apresentações teatrais, cantaram e distribuíram jornais e livros sobre a atuação do MPF e o tema do projeto. Na ocasião, o procurador-chefe do MPF, Oliveiros Guanais, conversou sobre “o que é ou não ser honesto” e tirou dúvidas dos alunos sobre como o órgão trabalha. “É muito importante essa aproximação com as escolas para que as crianças possam conhecer seus direitos e deveres desde cedo e possam desenvolver a sua consciência política”, disse. Voluntários do órgão também participaram e promoveram atividades lúdicas com as crianças.

A coordenadora pedagógica Elisabete Meneses das Neves ressaltou para os alunos a importância de agir honestamente desde cedo. “A Turminha fala de assunto de gente grande para gente pequena. Isso porque desde criança temos que começar a vigiar as nossas atitudes. Vocês têm caminhos belíssimos na vida e não é para fazer alguma coisa só porque alguém disse para fazer, vocês devem pensar com a própria cabeça. Eu espero, daqui a alguns anos, estar num país melhor e talvez até governado por um de vocês”, afirmou para os alunos.

Montagem 1

A diretora da escola, Zuleide Moreno Borges, elogiou a iniciativa do MPF e agradeceu a participação no projeto: “Acho que a honestidade também é uma escola que cumpre o seu papel, servidores e gestores que também cumprem seus papéis. O MPF está de parabéns e nós agradecemos muito podermos participar”.

A Turminha do MPF ainda vai visitar a Escola Municipal Professor Ricardo Pereira, também em Salvador. O evento foi reagendado para a próxima quinta-feira, 1º de junho, a pedido da escola. Antes das apresentações, as instituições de ensino foram visitadas e receberam material didático, composto por um roteiro pedagógico e gibis temáticos, para que os professores trabalhassem o assunto em sala de aula.

Nesta quinta edição, o projeto já alcançou 325 crianças e contou com a colaboração de onze professores, além de diretores e coordenadores pedagógicos. Ainda em 2017, a Turminha do MPF deve chegar a Barreiras, situada a 862km de Salvador, onde deve ser recebida por 100 alunos e seus professores. A interiorização do projeto partiu do interesse e do apoio de membros e de servidores da unidade do órgão na cidade.

MPF vai às Escolas – O projeto é uma iniciativa do MPF na Bahia de visitação anual a escolas de Salvador, com o objetivo de contribuir para a formação cidadã de crianças e adolescentes e sensibilizá-los à reflexão sobre tema relevantes para a sociedade e relacionados à atuação do órgão. Este é o quinto ano consecutivo que o MPF desenvolve atividades em escolas na capital baiana, sendo a segunda vez que a seleção das instituições é feita por meio de chamamento público. Nos anos anteriores, a atividade foi realizada com os seguintes temas: “Meio ambiente: proteção e combate ao tráfico de animais silvestres” (2013), “Eleições 2014: O que pode e o que não pode?” (2014), “Corrupção, Não” (2015) e “Turminha a favor da acessibilidade” (2016).

Projeto -  A Turminha do MPF foi criada em 2009 com o objetivo de conversar, especialmente com crianças e adolescentes, sobre assuntos relacionados à atuação do Ministério Público Federal. Composta por dez personagens infantis, que representam a diversidade da população brasileira, a Turminha veio para mostrar aos pequenos cidadãos a importância do órgão na defesa dos seus direitos, com o intuito de contribuir para a construção de uma sociedade participativa e atuante. Saiba mais acessando www.turminha.mpf.mp.br.

Assessoria de Comunicação
Ministério Público Federal na Bahia
Tel.: (71) 3617-2295/2294/2296/2200
E-mail: prba-ascom@mpf.mp.br
www.twitter.com/mpf_ba

Contatos
Endereço da Unidade

Rua Ivonne Silveira, 243
Loteamento Centro Executivo - Doron
CEP 41.194-015 - Salvador/BA

prba-sac@mpf.mp.br
(71) 3617-2200
Atendimento de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h (capital)

Como chegar

Sites relacionados
Área Restrita