Logo MPF nome Logo MPF

Bahia

Procuradoria da República na Bahia

MPF vai às Escolas: palestras foram realizadas para alunos de Salvador e Lauro de Freitas

"Eleições: O que pode e o que não pode?" foi o tema da edição de 2014 e contou com a participação de cerca de 300 estudantes da rede pública.

Foto: Ascom MPF - Confira a Galeria de fotos dos eventos

O Ministério Público Federal da Bahia (MPF/BA) realizou nos dias 11, 12 e 19 de setembro a palestra "Eleições: O que pode e o que não pode?", para mais de 300 alunos de escolas públicas em Salvador e Lauro de Freitas. Parte do projeto "MPF vai às Escolas", o evento objetivou conscientizar os adolescentes da importância do seu voto e conhecer as regras do processo eleitoral. Participaram da atividade alunos dos Colégios Central (Estadual da Bahia) e Bartolomeu de Gusmão, além da Escola Municipal Jorge Amado.

Os procuradores da República André Batista Neves, Samir Cabus Nachef Júnior e Melina Flores, que participaram dos eventos, explicaram aos estudantes o que é o MPF e qual a sua função no período eleitoral, abordando irregularidades e crimes que não devem ser cometidos pelos partidos, candidatos e eleitores durante o período das eleições, e informando-os como denunciar.

A última apresentação do evento – realizada às 16h de sexta-feira (19), no espaço "Avançar", no bairro da Paz – contou com a abertura da Banda Sinfônica da Paz, formada por crianças e adolescentes com idade entre 8 e 18 anos e orientada pelo Neojibá (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia). Além da procuradora Melina, também estiveram presentes as servidoras que atuam na Procuradoria Regional Eleitoal, Caroline Azevedo e Christiane Fontes.

O projeto "MPF vai às Escolas" foi pensado contribuir nos processos educativos para formar cidadãos conscientes dos seus direitos, incentivando atitudes de cidadania e despertando nos adolescentes o senso crítico para a vida eleitoral que se inicia.

A visita às escolas cumpre meta do planejamento estratégico do MPF de aproximação com a sociedade. Planejados e acompanhados pela Assessoria de Comunicação, sob a supervisão do procurador-chefe, os eventos são realizados com apoio de membros e servidores voluntários.

Por uma disputa justa – Durante as palestras, os estudantes puderam conhecer os vídeos educativos feitos pelo MPF para a campanha publicitária de 2014, ajudando os adolescentes a identificar irregularidades como abuso de poder, uso da máquina pública e financiamento irregular de campanhas.

Contatos
Endereço da Unidade

Rua Ivonne Silveira, 243
Loteamento Centro Executivo - Doron
CEP 41.194-015 - Salvador/BA

prba-sac@mpf.mp.br
(71) 3617-2200
Atendimento de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h (capital)

Como chegar

Sites relacionados
Área Restrita