Javascript desabilitado
Logo MPF nome Logo MPF
18 de Setembro às 21h38
Por Marcia Barros

SCI divulga edital para curso sobre justiça criminal no Japão

SCI divulga edital para curso sobre justiça criminal no Japão

Arte: Secom/PGR

A Secretaria de Cooperação Internacional da Procuradoria-Geral da República (SCI/PGR) abriu processo seletivo para o preenchimento de uma vaga destinada a membros do Ministério Público Federal (MPF) para o curso “Prevenção e Justiça Criminal – Seminário Sênior”, que será realizado em Tóquio, Japão. Trata-se de iniciativa da Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica) e do Instituto das Nações Unidas para a Ásia e Extremo Oriente para a Prevenção do Crime e Tratamento de Infratores (Unafei). A aulas do curso serão ministradas de 13 de janeiro a 15 de fevereiro de 2020.

O tema principal do curso será “Prevenção à Reincidência e o Fomento da Inclusão Social: Da Política à Boa Prática”. O objetivo do programa é focar nas políticas e práticas que incorporam perspectivas de reabilitação em penalidades e conclusões de processos, promovem intervenções, tratamento e apoio personalizados às necessidades individuais dos infratores, formam parcerias multilaterais e engajam a comunidade na reintegração social dos infratores.

O curso também visa o compartilhamento de experiências e práticas dos países participantes sobre o tema, e o estabelecimento de uma rede global para o intercâmbio de informações atualizadas sobre políticas e práticas dos respectivos países. Os participantes serão selecionados nos seguintes países: Brasil, Costa do Marfim, Indonésia, Jordânia, Laos, Malawi, Malásia, Maldivas, Myanmar, Nigéria, Papua-Nova Guiné, Quênia, República Dominicana, Sri Lanka, Tailândia e Ucrânia.

Inscrições – Os membros do Ministério Público Federal interessados em concorrer podem se inscrever até as 12h de 30 de setembro pelo e-mail pgr-editais-sci@mpf.mp.br, enviando as informações solicitadas no Edital SCI 9/2019. O nome do selecionado será submetido à aprovação da Jica/Japão, que informará o resultado final até 8 de dezembro. A seleção será realizada pela Secretaria de Cooperação Internacional da PGR. Se houver mais de um inscrito preenchendo os requisitos, haverá sorteio entre os habilitados, que será gravado.

Requisitos – Os requisitos para participar são: ser membro do MPF; não responder a procedimento administrativo disciplinar e nem ter recebido punição nos últimos cinco anos; ter nível avançado de comunicação oral e escrita em inglês; ter entre 30 e 50 anos de idade na data do início do curso (requisito imposto pela Jica); gozar de boa saúde física e mental e, se mulher, não estar grávida (requisito imposto pela Jica). Os inscritos não podem ter sido contemplados com bolsas da Jica, e precisa ter pelo menos 10 anos de experiência prática com o tema principal do programa. Além disso, o selecionado não poderá prorrogar o período de permanência no Japão – devendo retornar ao país de origem ao fim do programa – nem levar qualquer membro da família (requisito imposto pela Jica)

A Agência de Cooperação Internacional do Japão providenciará passagens aéreas, hospedagem, alimentação e traslado. Os voos aéreos oferecidos pela Jica partirão dos aeroportos internacionais de Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre, Salvador, Recife, Fortaleza, Belém e Manaus. O MPF não arcará com qualquer custo adicional.

 

Íntegra do Edital