Logo MPF nome Logo MPF

Atuação Temática

  • MPF nas redes sociais  
  • Facebook
  • Flickr
  • Twitter
  • YouTube
  • Instagram
6 de Junho às 21h5
Por Marcia Barros

SCI divulga edital para curso “Cibersegurança: Ferramentas para Aplicação da Lei e Investigação com foco no estudo de Fontes Abertas”

Inscrições poderão ser feitas até 12 de junho, somente pelo e-mail pgr-editais-sci@mpf.mp.br

SCI divulga edital para curso “Cibersegurança: Ferramentas para Aplicação da Lei e Investigação com foco no estudo de Fontes Abertas”

Arte: Secom/PGR

A Secretaria de Cooperação Internacional (SCI) do MPF divulgou edital para o processo seletivo de  nove vagas para o curso “Cibersegurança: Ferramentas para Aplicação da Lei e Investigação com foco no estudo de Fontes Abertas”. Essas nove vagas serão destinadas a membros que não residem em Belém (PR), local de realização do curso, e que terão as despesas com passagens aéreas e hospedagem custeadas pela Organização dos Estados Americanos (OEA). Os membros que residem na capital paraense poderão se inscrever diretamente na PR/PA. A capacitação é voltada para membros do MPF, policiais e agentes de aplicação da lei no Brasil, e ocorrerá na sede da Procuradoria da República no Pará (PR/PA), nos dias 26 e 27 de junho.

O treinamento é uma iniciativa do Comitê Interamericano contra o Terrorismo (Cicte), da Organização dos Estados Americanos (OEA), e financiado pelo Foreign & Commonwealth Office (FCO) do Reino Unido, em parceria com o Grupo de Apoio sobre Criminalidade Cibernética da Câmara Criminal do MPF (GACC-2CCR) e a Secretaria de Cooperação Internacional (SCI/MPF). A programação completa do curso, que terá tradução simultânea, será divulgada nos próximos dias.

O objetivo capacitar os participantes em matéria de cibersegurança, focada no estudo de fontes abertas para a produção de conhecimento e provas. Tal temática é extremamente importante, tendo em vista os vários casos bem-sucedidos de prisão, identificação de testemunhas e produção de provas com informações disponíveis livremente na internet. O curso será ministrado por especialistas nacionais e internacionais, e será dirigido a público com conhecimento básico a intermediário nos temas.

Para participar do evento é necessário ser membro vitalício do MPF, ter atuação na área criminal, não responder a procedimento administrativo disciplinar e nem ter recebido punição nos últimos cinco anos, não ter sido selecionado e desistido de participar do curso fora do prazo concedido pelos editais anteriores. A seleção será feita pela SCI e, se houver mais de nove inscritos que preencham os requisitos estabelecidos, haverá sorteio entre os habilitados.

As vagas são limitadas e as inscrições deverão ser realizadas pelo email pgr-editais-sci@mpf.mp.br, até 12 de junho. Deverão constar no e-mail: nome completo, matrícula, lotação, dados de contato, identidade, entre outros dados. O resultado será publicado na intranet da SCI a partir de 13 de junho. Não haverá pagamento de diárias, por parte do MPF, aos membros selecionados.

Íntegra do edital