Javascript desabilitado
Logo MPF nome Logo MPF
23 de Março às 15h11
Por Marcia Barros

Projeto do Ministério Público Federal lança portal no Dia Mundial da Água

Portal Conexão Água foi apresentado durante o 8º Fórum Mundial da Água 2018

Projeto do Ministério Público Federal lança portal no Dia Mundial da Água

Logomarca do projeto Conexão Água

Em 22 de março, Dia Mundial da Água, foi lançada a primeira fase do Portal Conexão Água, novo espaço virtual do projeto patrocinado pela Câmara de Meio Ambiente e Patrimônio Cultural do Ministério Público Federal (4CCR/MPF). O lançamento foi realizado durante sessão especial do 8o Fórum Mundial da Água, principal evento temático que acontece em Brasília até dia 23 e que contou com a participação de membros da equipe do projeto.

O portal é fruto do trabalho realizado pelo Conexão Água, em especial, desde agosto de 2017. O principal objetivo dessa ferramenta é facilitar o acesso da população a informações sobre a qualidade da água,  estimulando o controle social, a gestão de riscos e a transparência para a defesa da água, bem de uso comum do povo e direito humano fundamental. “Queremos oferecer à sociedade transparência e parâmetros confiáveis para que ela possa monitorar o controle da qualidade da água e também para que tenha a possibilidade de contribuir com alternativas e soluções inovadoras”, explica a procuradora regional Sandra Kishi.

Mediante essa ferramenta digital é possível acessar de forma facilitada documentos, artigos científicos, pareceres, decisões judiciais, mapas interativos, pesquisas, videoaulas, relatórios, links com dados de monitoramento de qualidade da água oficiais e outros. Além de reunir todo o material levantado pelo Conexão Água em seus anos de atividade, o portal também funciona como uma rede colaborativa digital, que tem o objetivo de implementar a boa governança colaborativa da água.

Além da apresentação do portal, o Conexão Água também participa de outras atividades durante a semana da água em Brasília, com apresentações de palestras no Fórum Alternativo Mundial da Água e no estande do MPF na Feira do 8º Fórum Mundial da Água. 

Como nasceu - O Conexão Água é uma evolução do Projeto Qualidade da Água, ambos desenvolvidos pela Câmara de Meio Ambiente e Patrimônio Cultural do MPF (4CCR), que trata de temas relacionados à defesa do meio ambiente e do patrimônio cultural. Desde que foi iniciado, em 2015, o Qualidade da Água reuniu colaboradores de diversas áreas do conhecimento, como acadêmicos, gestores de recursos hídricos, gestores públicos e privados, membros de ministérios públicos federal e estaduais, ONGs e outros segmentos públicos e privados, com o intuito de avaliar e cooperar de forma estratégica e transparente para a elaboração e implementação das metas de qualidade nas bacias hidrográficas brasileiras, com participação da sociedade.

Ao longo desse período, os projetos Qualidade da Água e Conexão Água, por meio de metodologia de constantes reuniões técnicas participativas, levantaram diversas informações de diversas áreas e níveis, de ordem institucional e científica, sobre gestão de riscos e governança, formando consistente material baseado em pautas, atas e relatórios elaborados coletivamente e validados por uma Comissão Consultiva do Projeto, que ajudam a compreender quais são os principais desafios e quais os adequados mecanismos de como a sociedade pode colaborar efetivamente para a melhoria da qualidade da água e para a transparência na gestão hídrica de forma integrada com a gestão do meio ambiente e da saúde.

O Conexão Água reúne em seu portal todo esse trabalho articulado e em sinergia, tornando-o disponível em um único espaço virtual. São documentos, artigos científicos, pareceres, decisões judiciais, mapas interativos, pesquisas, tutoriais, relatórios, links para dados de monitoramento oficiais e outros dados que permitem que a sociedade tenha em mãos parâmetros confiáveis para o controle da qualidade das águas e possa diagnosticar os desafios para melhor colaborar com iniciativas, soluções e alternativas inovadoras.

O projeto busca, assim, uma rede colaborativa digital que una novos atores e se perpetue como uma ferramenta inovadora. "Buscamos maior transparência, qualidade e integração das informações, para estimular a sociedade a participar como protagonista de mudanças efetivas na busca pela boa governança da água, integrando-a com a gestão da saúde pública, do meio ambiente e com respeito a todas as formas de vida, pela preservação das águas", afirma Sandra Kishi.

assinatura.jpg