Javascript desabilitado
Logo MPF nome Logo MPF
16 de Novembro às 19h22
Por Maria Cristina Ferreira Costa

MPF é representado em seminário em El Salvador sobre crimes cibernéticos

Evento contou com participação de promotores e procuradores de 18 países especializados no combate a esse tipo de delito na América Latina

MPF é representado em seminário em El Salvador sobre crimes cibernéticos

Foto: SCI

A procuradora da República Priscilla Costa Schriener representou o Ministério Público Federal (MPF) no Seminário sobre Crimes Cibernéticos, realizado em San Salvador, El Salvador, entre 13 e 15 deste mês. O evento, que faz parte do Programa de Assistência contra o Crime Transnacional Organizado (El PaCcto), contou com a participação de promotores, procuradores e policiais de 18 países latino-americanos especializados no combate a esse tipo de delito.

Na ocasião, foram discutidos modelos de trabalho e coordenação interinstitucional, a definição de sistemas de cooperação internacional entre os países da América Latina e destes com os da União Europeia, e identificação de necessidades e demandas específicas em relação ao cibercrime.

Para Priscilla Schriener, a participação do MPF nesse tipo de evento é de grande importância para se garantir a efetividade na investigação conjunta entre diferentes Estados. “Há consenso entre os participantes de que, pela natureza transnacional desse tipo de delito, a colaboração entre os países – mediante a troca de experiências e o aperfeiçoamento de modelos de cooperação internacional – é o que fará a diferença entre o sucesso ou o fracasso”, avaliou a procuradora.

O evento dá continuidade aos trabalhos desenvolvidos no “Seminário sobre Crime Cibernético: a Luta contra o Abuso Sexual de Menores”, ocorrido em Quito, no Equador, em outubro do ano passado. A edição de 2018 permite traçar um plano de trabalho para 2019, nos níveis nacional, regional e internacional.