Logo MPF nome Logo MPF
Cooperação Internacional
19 de Janeiro às 13h7
Por Terezinha Moreira de Jesus

MPF e OEA promovem workshop online sobre cibersegurança para especialistas

Membros e servidores técnicos que trabalham diretamente com provas eletrônicas poderão se inscrever até a próxima quinta-feira (21) para participar da capacitação que será realizada de 25 a 29 de janeiro

MPF e OEA promovem workshop online sobre cibersegurança para especialistas

Arte: Secom/MPF

A Secretaria de Cooperação Internacional comunica que estão abertas as inscrições para o processo seletivo destinado a membros e servidores do MPF para o workshop Cibersegurança: Casos Concretos – Um Treinamento Avançado para Especialistas. Voltada especificamente para os técnicos que trabalham com provas eletrônicas, a atividade será realizada por meio da plataforma Zoom entre 25 e 29 de janeiro de 2021. O horário da capacitação ainda não está definido. Vale ressaltar que as aulas terão duração de duas horas por dia e poderão ocorrer em horários e turnos distintos.

O workshop é de iniciativa do Comitê Interamericano contra o Terrorismo (Cicte), da Organização dos Estados Americanos (OEA), a partir de financiamento do Foreign & Commonwealth Office (FCO) do Reino Unido, em parceria com a Secretaria de Cooperação Internacional (SCI/PGR) e o Grupo de Apoio sobre Criminalidade Cibernética da Câmara Criminal do MPF (Gacc/2ªCCR). Este será o primeiro de três cursos que serão promovidos neste ano. Os treinamentos têm foco em casos práticos e público-alvo distinto, que pode variar de acordo com a profundidade de conhecimento sobre o tema abordado.

Durante o curso, que contará com palestrantes internacionais, serão abordados casos concretos e os seguintes temas: ferramentas de investigação contra abuso sexual infantil online, técnicas de investigação usadas no caso AlphaBay, técnicas de investigação contra ciberterrorismo, análises de malware, uso de técnicas e ferramentas forenses para identificar criminosos cibernéticos.

Para participar - As inscrições devem ser feitas até as 12h de 21 de janeiro de 2021. Antes de se inscrever, é necessário verificar os requisitos exigidos no edital. Para participar da capacitação, membros e servidores técnicos devem estar vinculados a uma das seguintes áreas: Assessoria de Pesquisa e Análise Descentralizada nos estados (Asspas); Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação nos estados (CTICs); Divisão de Segurança da Informação (Disegi/Stic/PGR); Grupo de Apoio sobre Criminalidade Cibernética (Gacc/2ªCCR); Secretaria de Perícia Pesquisa e Análise (Sppea/PGR); e Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Stic/PGR). Para a efetivação de inscrição de servidores MPF, a autorização da chefia deverá ser encaminhada, por e-mail (PGR-Rel-SCI@mpf.mp.br).

A seleção dos participantes será realizada pela SCI e link de acesso e informações adicionais sobre conexão serão encaminhados diretamente pela OEA para os membros e servidores selecionados.