Javascript desabilitado
Logo MPF nome Logo MPF
27 de Setembro às 13h30
Por Debora Simões Teixeira Mourão

Ministério Público Federal participa de reunião do Grupo de Trabalho de Justiça Indígena da Associação Ibero-Americana de MPs

Reunidos em conferência na Bolívia, integrantes debateram boas práticas no reconhecimento da jurisdição indígena, bem como de mecanismos de coordenação e cooperação com a jurisdição ordinária

Ministério Público Federal participa de reunião do Grupo de Trabalho de Justiça Indígena da Associação Ibero-Americana de MPs

Foto: Aiamp

Representantes dos Ministérios Públicos de 10 países latino-americanos mapearam e elencaram iniciativas consideradas prioritárias na atuação de procuradores e promotores em relação aos povos indígenas e ação penal na América Latina. Os membros dos Mps se reuniram nos dias 7 e 8 de setembro, em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia na Conferência Internacional sobre a Justiça Indígena.
 
Organizada pela Procuradoria-Geral da Bolívia, a conferência teve como objetivo a troca de experiências e conhecimentos para aperfeiçoar o trabalho dos promotores e procuradores, principalmente, diante do tratamento penal dado aos indígenas.

Entre os desafios identificados, os membros dos MPs  ressaltaram a necessidade do reconhecimento das necessidades e critérios das ações dos procuradores em casos envolvendo povos indígenas. Também foi apontada a necessidade de capacitação e formação dos procuradores em temáticas relacionadas aos direitos dos povos indígenas e nos marcos constitucional e internacional jurídicos para que se desenvolvam novas formas de relação e coordenação entre o MP e povos indígenas no momento do exercício da ação penal. 

A geração de espaços de discussão entre Ministério Público, povos indígenas, Judiciário e polícias para encontrar e trabalhar mecanismos de coordenação e cooperação também foi apontada como diretriz prioritária, assim como institucionalização das pesquisas antropológicas para  certificar um costume indígena, evitando que a prática seja criminalizada.   Outras necessidades apontadas foram a importância de priorizar a mediação de conflitos, respeitando os direitos humanos sem afetar os costumes dos povos indígenas e da facilitação do diálogo para que o idioma não seja um impedimento para o acesso à Justiça.

Intercâmbio - O procurador-geral, Ramiro Guerrero, que dirige a Associação Ibero-Americana de Ministérios Públicos, explicou que a reunião buscou trocar critérios baseados nas experiências dos países participantes em relação aos níveis de coordenação entre as duas jurisdições "para ver como podemos melhorar , aplicando também essas boas práticas ".

"Os Ministérios Públicos da Ibero-América não são estranhos aos problemas de justiça indígena, pluralismo legal e interculturalidade e é por isso que os Ministérios Públicos da Aiamp (Associação Ibero-Americana de Ministérios Públicos) transmitem suas experiências sobre mecanismos de diálogo e coordenação em relação a à diversidade cultural como direito coletivo dos povos indígenas ", afirmou.

O Grupo de Trabalho se posicionou pela criação de uma rede para intercambio normativo, jurisprudencial e de análises de casos práticos, além da estabelecer a reunião de informações para elaboração de uma minuta de protocolo para atuação dos Ministério Público e atenção às vítima e/ou acusados indígenas. 

O GT Justiça Indígena é fruto das conclusões da XXIII da Assembleia Geral Ordinária da Associação Ibero-Americana de Ministérios Públicos, AIAMP, realizada na cidade de Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, nos dias 28 e 29 de outubro de 2015. 

Participaram da conferência representantes do México, Peru, Chile, Brasil, Argentina, Paraguai, Panamá, Colômbia, Guatemala e Bolívia. 

A ata da reunião do Grupo de Trabalho pode ser acessada clicando aqui.

* Com informações da Aiamp  

Secretaria de Comunicação Social
Procuradoria-Geral da República
(61) 3105-6406 / 6415
pgr-imprensa@mpf.mp.br
facebook.com/MPFederal
twitter.com/mpf_pgr