Javascript desabilitado
Logo MPF nome Logo MPF
Cooperação Internacional
30 de Abril às 15h25
Por Terezinha Moreira de Jesus

E-evidence: portal de provas eletrônicas será lançado na sexta-feira (7)

Site contém informações para orientar investigadores na obtenção de provas digitais que possam ser usadas em processos criminais e cíveis

E-evidence: portal de provas eletrônicas será lançado na sexta-feira (7)

Arte: Secom/MPF

Um site que reúne informações para auxiliar membros e servidores do Ministério Público Federal (MPF) na utilização de provas digitais em investigações criminais e cíveis. Esse é o e-evidence, novo portal do MPF que será lançado às 11h de 7 de maio em evento online transmitido pela plataforma Zoom. O lançamento será exclusivo para membros e servidores do MPF. Para participar, é necessário se inscrever.

O portal é resultado do trabalho realizado pelo Grupo de Apoio sobre Criminalidade Cibernética da Câmara Criminal (GACC/2CCR) e pela Secretaria de Cooperação Internacional (SCI), em parceria com a Organização dos Estados Americanos (OEA) e financiamento do Foreign & Commonwealth Office (FCO) do Reino Unido.

Além de conter informações práticas, como um passo a passo guiado para utilização de provas eletrônicas em investigações e exemplos de peças para diligências processuais, o portal traz links para ferramentas de coleta e análise de evidências, contato de empresas provedoras de serviços online, manuais para investigações que usam provas digitais, orientação acerca da legislação sobre o assunto e, também, agenda de capacitações e palestras relacionadas ao tema. A apresentação do conteúdo do e-evidence começará as 12h, logo após abertura do evento de lançamento.

Na oportunidade, também será lançada a 4ª edição do Roteiro de Atuação de Crimes Cibernéticos – publicação do GACC/2CCR e da Secretaria de Cooperação Internacional (SCI). O evento contará com a presença do secretário de Cooperação Internacional do MPF, Hindemburgo Chateaubriand, e da secretária adjunta da SCI, Anamara Osório, do coordenador da Câmara Criminal, Carlos Frederico Santos, além de integrantes do Gacc, da OEA e do FCO.

Programação do lançamento do e-evidence