Javascript desabilitado
Logo MPF nome Logo MPF

Documentos & publicações

Documentos & Publicações
Conversatorio con los Warao / Conversa com os Warao - Bernarda Escalante González
"O objetivo é impactar positivamente a liderança Warao, com base na promoção de espaços de treinamento, troca de experiências e fortalecimento de suas expressões organizacionais, com base em programas de alfabetização bilíngues, treinamento de promotores, acompanhamento para fortalecer sua organização, promoção da interculturalidade e o exercício dos direitos humanos, a fim de contribuir para a integração de sua visão no desenvolvimento regional."
La mujer Warao: de Recolectora deltana a recolectora urbana - Hortensia Caballero Arias
" Este trabalho monográfico aborda um tema central e permanente Na antropologia sociocultural, refiro-me aos processos de mudança que afetam a dinâmica interna dos povos indígenas como conseqüência de sua incorporação, assimilação e interação com as sociedades países. Neste caso, é um estudo sobre as transformações experiências socioculturais dos índios Warao, que foram em contato sustentado com o mundo europeu e crioulo desde a chegada do primeiros conquistadores para os Estados Unidos."
Um Campo de Refugiados sem Cercas: Etnografia de um aparato de governo de populações refugiadas - Vanessa Parreira Perin
"Através de um trabalho etnográfico com entrada no Centro de Acolhida para Refugiados (CAR), programa assistencial coordenado pela Cáritas Arquidiocesana de São Paulo - organização não governamental católica ligada à rede Caritas Internationalis , que desenvolve e financia projetos de ajuda humanitária e de desenvolvimento social em todo o mundo - a presente pesquisa procurou acessar a malha de relações estabelecidas pelo aparato de governo das populações refugiadas no Brasil."
Confluências das dinâmicas sócio-territoriais na construção de uma nova geopolítica. Cenas ao sul da Venezuela - Becker Sánchez, Isabelle Sánchez-Rose, Judith Rosales e Hebe Vessuri
"Aborda-se a construção e definição do espaço territorial como a resultante das interações dinâmicas que se dão entre as dimensões institucionais comunitárias e naturais. Pensamos que isto permite aos múltiplos atores (comunitários, técnicos, científicos e políticos) a aprendizagem, a adaptação e a coordenação para a atual lógica territorial".
Adaptação de colecionadores indígenas à súplica urbana: o caso do Warao del Delta Orinoco - Dieter Heinen e Alvaro García Castro
"O Warao, com seus 29 mil membros, é atualmente o segundo maior Venezuela em termos demográficos. Estendem-se do NW da República da Guiana (o Território Essequibo) através do Delta do Orinoco aos estados venezuelanos de Monagas e Sucre ao oeste do Golfo de Paria".
O abandono de um ecossistema: o caso de Morichales do Delta do Orinoco - H.Dieter Heinen, Roberto Lizarralde e Tirso Gómez
"O objetivo deste artigo é descrever primeiro o ecossistema morichalero nas variantes existentes no Delta do Orinoco, bem como o uso humano. Mais tarde, analisaremos os processos que levaram os Warao a abandonar o ecossistema morichalero como um habitat completo, após a introdução do tubérculo do ocumo chinês, que juntamente com o arroz, foram as primeiras culturas bem-sucedidas nas terras pantanosas do Delta".
Arquitetura indígena venezuelana e heterogeneidade Warao. A clarificação necessária - Dieter Heinen e Alvaro García-Castro
"É um fato estabelecido que o Delta do Warao do Orinoco é um grupo diversificado e heterogêneo, que experimentou muitas influências e mudanças externas nos últimos cinco séculos. Em muitos trabalhos relacionados a eles, seus autores frenquentemente ignoram a abundante literatura especializada, em particular no que diz respeito à alegada homogeneidade ou menos "autenticidade" de um grupo ou outro."
Fragmentação e reconstituição étnica - Nelly Arvelo-Jiménez
"O presente estudo é uma aproximação à definição e conhecimento do processo de mudança sociocultural, fragmentação e reconstituição de grupos étnicos, com base na experiência muito perto das aldeias e povos indígenas do sul da Venezuela, no âmbito dos fenômenos étnico-políticos que vivem no país na atualidade."
Missão Bairro Adentro: Medicina Social, Movimentos Sociais de Coalizões pobres e novas na Venezuela - Charles L. Briggs e Clara Mantini-Briggs

"Na Venezuela, os governos locais, juntamente com o governo nacional, criaram um sistema de saúde nacional paralelo, a Missão Bairro Adentro (MBA), colocando alguns dos 33 mil trabalhadores da saúde, inicialmente cubanos, em bairros de baixa renda."

Do Genocídio à Exploração - Francisco Tiapa
"A conquista de nosso território foi uma das primeiras do continente chamado América pelos europeus. Desde a última década do século XV, já nas margens orientais de Terra Firme estava a presença de exploradores europeus em busca de ouro, pérolas e escravos."
Des Morts pour pleurer - Olivier Allard
"Os primeiros antropólogos confrontados com descrições de comportamentos particularmente experiências expressivas e intensas observadas em sociedades não-ocidentais durante os ritos funerários, muitas vezes enfatizou a natureza compulsória e coletiva das manifestações de aflição."
Desenvolvimento Institucional dos Warao: identidade étnica e diversidade histórica - Dieter Heinen, Rafael Gassón e Alvaro García-Castro
"Este trabalho pretende sintetizar os últimos dez anos de pesquisa com  relação aos grupos étnicos Warao no nordeste da Venezuela, especialmente no delta do Orinoco. Alguns aspectos são bem conhecidos e geralmente aceitos, outros são hesitantes e especulativos. Todos estão abertos ao diálogo."
Estudo Comparado das Políticas Indigenistas na Fronteira Brasil x Guyana - Mariana Lima da Silva
"Esta dissertação tem como finalidade comparar as políticas indigenistas brasileiras e guyanenses voltadas à demarcação de terras, ao autossustento, à educação e à seguridade social. Tem o intuito de perceber a relação entre nacionalidade e acesso a essas políticas por indígenas transfronteriços, cujos territórios étnicos foram sobrepostos por uma fronteira nacional."
Filhas da Lua: Enculturação feminina entre os Warao - Cecilia Ayala e Werner Wilbert
"O presente trabalho de Cecília Ayala e Werner Wilbert é o produto de investigações realizadas pelos autores sobre a vida da mulher Warao. A importância disso é dada, em primeiro lugar, pela relevância que este grupo étnico tem para explicar a história da população nativa da Venezuela."