Javascript desabilitado
Logo MPF nome Logo MPF
22 de Setembro às 16h17
Por Editores do Projeto Conexão Água

Desenvolvimento de Projeto de Parceiros e Colaboradores do Projeto Conexão Água

A Associação Paulista das Cerâmicas de Revestimento (ASPACER) em apoio ao Projeto de produção de cartilhas educativas de iniciativa da CTSAM – Câmara Técnica de Saúde Ambiental dos Comitês PCJ – Piracicaba, Corumbataí e Jundiaí, participou da entrega do material aos alunos da Escola Municipal Antonio Sebastião da Silva, localizada no bairro Cervezão em Rio Claro.

Desenvolvimento de Projeto de Parceiros e Colaboradores do Projeto Conexão Água

Foto: Eduardo Viana. www.jornalcidade.net. Na atividade de entrega da cartilha “Cada gota tem a história da gota” aos alunos da escola Antonio Sebastião, Luís Fernando Qüilici - diretor de relações institucionais e governamentais da ASPACER.

Alunos de escolas públicas receberam nessa quinta-feira (21) cartilhas educativas e orientações sobre o meio ambiente

A ASPACER – Associação Paulista das Cerâmicas de Revestimento em apoio ao Projeto de produção de cartilhas educativas de iniciativa da CTSAM – Câmara Técnica de Saúde Ambiental dos Comitês PCJ – Piracicaba, Corumbataí e Jundiaí, participou da entrega do material aos alunos da Escola Municipal Antonio Sebastião da Silva, localizada no bairro Cervezão em Rio Claro.

Luís Fernando Qüilici, diretor de relações institucionais e governamentais, fez uma explanação didática sobre
os setores de mineração e de cerâmica de revestimento aos alunos por meio de amostras de argila e de revestimentos cerâmicos acabados. “Para nós é uma honra participar de ações educativas como essa, demonstrando o engajamento do setor às boas práticas do desenvolvimento sustentável. Unir-se aos Comitês
PCJ em defesa da água é motivo de orgulho.”

Além da ASPACER, estiveram representadas as autarquias do município: Departamento Autônomo de
Água e Esgoto – DAAE, Vigilância Sanitária e Epidemiológica, Secretaria de Saúde, Câmara Técnica de
Saúde Ambiental dos Comitês PCJ e a Secretaria do Meio Ambiente. “A ASPACER demonstra que se preocupa
com o meio ambiente e com a preservação do recurso natural e faz um excelente papel quando participa de ações como essa, que colaboram para a educação principalmente dos jovens e despertam para a consciência ambiental”, destacou o geólogo Antônio Penteado – secretário de Meio Ambiente de Rio Claro, que participou do evento representando o prefeito de Rio Claro, João Teixeira Junior.

Denominada “Cada gota tem a história da gota”, as cartilhas fazem parte da coleção de educação em Saúde Ambiental da Câmara Técnica que contam a história de uma gota d’água que apresenta sua origem desde a nascente até ficar poluída com micro-organismos e outros agentes patogênicos que são relacionados à água, mostrando a necessidade e dependência da água para a manutenção da vida e saúde.

O tema inserido na cartilha foi escolhido devido à recente crise hídrica, que contou com diversos surtos e epidemias devido à utilização de água de fontes não potáveis. O objetivo é colaborar com os conhecimentos dos estudantes, dando suporte em sala de aula aos professores para trabalhar o tema água segura, potabilidade e doenças de veiculação hídrica. “Esse projeto é essencial para as crianças e jovens do município e é de extrema importância poder contar com o apoio da associação que representa os ceramistas, pois o livro se torna um documento e, através das informações que constam nele, os alunos se tornam multiplicadores
da importância de preservar o meio ambiente, principalmente a água, recurso essencial para a vida”, afirmou Maria Cristina Bianchini Coneglian – diretora da Escola Municipal Antonio Sebastião da Silva.

O Projeto foi idealizado por Dejanira Franceschi de Angelis – professora-adjunta do Instituto de Biologia
da UNESP de Rio Claro e foi produzida por um Grupo Técnico que conta com os membros da CTSAM – Câmara Técnica de Saúde Ambiental dos Comitês PCJ em parceria com a ASPACER, que traz na contracapa do livro o seu comprometimento com a Responsabilidade Socioambiental. A primeira tiragem das cartilhas feita pela Agência PCJ foi distribuída para os municípios de Santa Bárbara D’Oeste, Ipeúna, Santa Gertrudes e Cordeirópolis e esta segunda tiragem foi compartilhada com os municípios de Rio Claro; Iracemápolis na Escola Municipal Profª Dulcidia Costa Rivaben e hoje no período da tarde está agendado para ser apresentada aos estudantes da Escola Estadual Arlindo Silvestre, na cidade de Limeira. “Essa parceria vem firmar o apoio da instituição nas ações educativas e na formação de cidadãos mais conscientes, é muito importante que as empresas e instituições estejam abertas a melhorar a formação dos alunos. A ASPACER entende o nosso objetivo e sabendo de seu papel frente à sociedade realiza esta parceria, que tenho certeza de que irá render muitos frutos”, declarou Adriana Fabiana Corrêa da Silva - tecnóloga em Gestão Ambiental e coordenadora da Câmara Técnica de Saúde Ambiental dos Comitês PCJ. ASPACER apoia projeto educativo dos Comitês PCJ.