Logo MPF nome Logo MPF

Atuação Temática

  • MPF nas redes sociais  
  • Facebook
  • Flickr
  • Twitter
  • YouTube
  • Instagram

Sobre Projetos

 

O 1º Planejamento Estratégico Institucional 2011-2020 definiu as diretrizes estratégicas nacionais e delimitou algumas iniciativas estratégicas. Nesse contexto, o desenvolvimento da cultura de projetos no MPF torna-se necessário para dar prosseguimento à Modernização do Ministério Público Federal.

O gerenciamento de projetos consiste na aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas para o alcance dos objetivos nele propostos. A experiência de diversas organizações públicas e privadas sugere a adoção de uma metodologia de gerenciamento de projetos (GEP) para respaldar uma gestão mais organizada e profissionalizada dos recursos disponíveis para o projeto.

No MPF, foi publicada a Portaria  Nº 734 PGR/MPF, de 28/12/11 (consolidada - alterada pela Portaria PGR nº 866/2013) e (Portaria SG/MPF Nº 506) Dispõe sobre a gestão de projetos no âmbito do Ministério Público Federal, de 28 de dezembro de 2011, que dispõe sobre a gestão de projetos. O normativo estabelece procedimentos a serem seguidos para os projetos estratégicos, com base nas práticas e conhecimentos do PMBoK (Project Management Body of Knowledge). O normativo traz as informações necessárias para cada etapa do projeto: iniciação (proposta de projeto), autorização, planejamento, execução, controle, encerramento e monitoramento. Aqui podem ser visualizados os fluxos de cada processo.

Vale ressaltar que a minuta dessa Portaria foi objeto da primeira consulta pública realizada no MPF, em âmbito interno. Para mais informações sobre a elaboração da normatização, acesso o Relatório da Consulta Pública.

Tendo em vista que os diversos projetos concorrem por recursos financeiros, materiais e humanos, que são escassos em qualquer organização, foi criado o Subcomitê Consultivo de Projetos, cuja principal atribuição é analisar, periodicamente, a viabilidade dos projetos face às diretrizes estratégicas definidas e à disponibilidade de recursos.