Logo MPF nome Logo MPF

Amapá

Meio Ambiente
23 de Outubro de 2019 às 14h30

MPF participa de visita ao Bioparque da Amazônia

Reabertura do local é decorrente de cumprimento de acordo proposto por MPF e MP-AP

prefeito de macapá, procurador da república e diretor do parque caminham sobre trilha de madeira enquanto conversam. Ao redor mata da floresta do bioparque.

Procurador da República Rodolfo Lopes (ao centro) acompanhado do prefeito de Macapá (à esquerda) e do diretor do Bioparque. (Foto: Nayana Magalhães | Prefeitura de Macapá)

O procurador da República Rodolfo Lopes visitou, nesta terça-feira (22), as instalações do Bioparque da Amazônia, em Macapá (AP). O membro do Ministério Público Federal (MPF) foi recebido pelo prefeito de Macapá Clécio Luis e pelo Diretor do Bioparque Richard Madureira. A reabertura do parque, anteriormente chamado de Parque Zoobotânico, faz parte de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), assinado em 2015, decorrente de ação judicial proposta pelo MPF e pelo Ministério Público do Estado do Amapá. 

Na visita, o diretor do parque guiou as explicações sobre o funcionamento do local. Serão abertas à visitação seis trilhas ecológicas, com percurso terrestre e aquático. Orquidário, criação de abelhas e local para piqueniques também fazem parte das atrações. A Prefeitura de Macapá anunciou a abertura do espaço ao público para o próximo sábado (26). 

Para o MPF, a reabertura do parque é uma grande conquista para a sociedade. O local oferece lazer, cultura e biodiversidade, além de ser mais uma opção para visitas turísticas. A fauna e a flora existentes no Bioparque agregam conhecimento aos grupos escolares e contribuem para pesquisas da comunidade acadêmica e científica do Estado do Amapá. 

O parque reabre após o cumprimento de obrigações assumidas no TAC. Entre elas, a adequação dos ambientes usados pelos animais e a construção de estacionamento, lanchonete e banheiros. Da assinatura do TAC até o momento, o MPF acompanhou as etapas para regularização do espaço, a fim de viabilizar seu funcionamento. Em 2018, por exemplo, foram realizadas diligências e reuniões para verificar o andamento das obras e o cumprimento do acordo. 

Bioparque – Com 107 hectares, o Bioparque da Amazônia é considerado o maior parque de área urbana da Região Norte. Após 20 anos fechado, o local reabre oferecendo trilhas de diferentes níveis de dificuldade, orquidário, espaço para piqueniques e redário. A estrutura conta também criação de abelhas e uma área de transição entre três ecossistemas: a floresta em terra firme, o cerrado e campos inundados (ressaca).

Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público Federal no Amapá
(96) 3213 7895 | (96) 98409-8076
prap-ascom@mpf.mp.br
www.mpf.mp.br/ap
www.twitter.com/mpf_ap
www.fb.com/mpfederal
www.youtube.com/tvmpf

registrado em:
Contatos
Endereço da Unidade

Avenida Ernestino Borges, 535
Centro - Macapá/AP
CEP 68908-198

  

96 3213 7800
Atendimento de segunda a sexta, das 10h às 16h
Como chegar