Javascript desabilitado
Logo MPF nome Logo MPF

Amapá

Geral
17 de Agosto de 2017 às 17h40

Justiça Federal acata parecer do MPF/AP para suspender nomeação de Moreira Franco

Ministro permanece no cargo até decisão definitiva do TRF1

Imagem Ilustrativa: Freepik

Imagem Ilustrativa: Freepik

A Justiça Federal acatou parecer do Ministério Público Federal no Amapá (MPF/AP) para tornar sem efeito a nomeação do ministro Moreira Franco. Na sentença, o juiz federal Anselmo Silva corrobora entendimento do MPF/AP, que reuniu argumentos para demonstrar que a manutenção do réu no cargo se trata de tentativa de obstrução à justiça.

Moreira Franco foi citado, dezenas de vezes, nas colaborações premiadas dos executivos da Odebrecht. O atual ministro foi apontado como beneficiário de R$ 3 milhões em propina. À época da homologação das delações, Moreira Franco seria investigado e processado na justiça comum, por não exercer cargo com prerrogativa de foro.

Porém, apenas três dias após a homologação das delações, o presidente Michel Temer nomeou Moreira Franco para o cargo de Secretário Geral da Presidência da República. O cargo possui status de ministro de Estado, o que garantiu foro privilegiado e o deslocamento das investigações para o Supremo Tribunal Federal (STF).

Para o MPF/AP, a nomeação “além da finalidade diversa à natureza do ato, tem seu efetivo fim claramente ilícito: a obstrução à justiça, tendo em vista o seu intuito único de alterar o foro competente para a condução das investigações dos fatos referentes à Operação Lava a Jato, além do processamento de eventual denúncia criminal”.

A sentença, assinada em 10 de agosto, confirma a decisão liminar proferida pelo juiz federal em fevereiro deste ano. O processo segue agora para o Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1). Anteriormente, o próprio TRF1 suspendeu os efeitos de qualquer sentença em primeira instância sobre o assunto. Moreira Franco continuará no cargo até haja uma decisão definitiva para o caso.  

Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público Federal no Amapá
(96) 3213 7895
prap-ascom@mpf.mp.br
www.mpf.mp.br/ap
www.twitter.com/mpf_ap
www.fb.com/mpfederal

www.youtube.com/tvmpf

Contatos
Endereço da Unidade

Avenida Ernestino Borges, 535
Centro - Macapá/AP
CEP 68908-198

Atendimento de segunda a sexta, das 11h às 16h

(96) 3213 7800

Como chegar