Logo MPF nome Logo MPF

Amazonas

Geral
23 de Setembro de 2019 às 17h25

Setembro amarelo: MPF e Ufam firmam parceria técnica direcionada a ações de saúde mental no AM

Afastamento de servidores do MPF no Amazonas por motivos de transtornos comportamentais e mentais poderão ser tratados em unidade do Siass

Dois homens e uma mulher sentados à mesa com painel ao fundo com logo da universidade. Os dois homens estão assinando

Foto: Ascom/MPF-AM

O Ministério Público Federal (MPF) no Amazonas e a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) celebraram acordo de cooperação técnica, com duração de quatro anos, cujo objetivo é garantir a implementação da política de atenção à saúde e segurança do trabalho em benefício dos servidores e estagiários que atuam no MPF no estado.

O documento que formaliza a cooperação institucional foi assinado pelo procurador-chefe do MPF no Amazonas, Edmilson Barreiros, e pelo reitor da Ufam, Sylvio Puga, na última sexta-feira (20).

A iniciativa decorre de um pedido da nossa comunidade interna. É uma medida concreta de qualidade de vida no trabalho. O MPF possui serviços de saúde apenas em Brasília e nos grandes centros, como São Paulo e Rio de Janeiro. Poder disponibilizar um serviço de alta qualidade na política de prevenção e assistência é uma grande satisfação”, afirmou Edmilson Barreiros.

De forma prática, os servidores do MPF no Amazonas que tiverem afastamento para tratamento de saúde por mais de 60 dias devido a transtornos mentais ou comportamentais, mediante encaminhamento pela unidade do MPF, poderão receber orientação e acompanhamento no Siass, usufruindo da estrutura já estabelecida pela Ufam. A parceria também compreende os procedimentos de transparência de critérios técnicos, de eficiência administrativa, humanização no atendimento, racionalidade dos recursos, apoio multidisciplinar e relações com as áreas de assistência e promoção da saúde.

A Ufam já trabalha com o Siass há muitos anos atendendo a diversos órgãos públicos e agora, com a inclusão do Ministério Público Federal, nós entendemos que esse nosso serviço se torna mais completo na medida em que passamos a atender mais servidores públicos federais”, declarou Sylvio Puga.

O acordo atende às ações de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) do MPF no Amazonas consideradas prioritárias pela comunidade interna no eixo Promoção da Saúde, a partir da realização da Oficina Mais QVT, que produziu acordo de resultados com ações a serem implementadas institucionalmente até 2020.

Sobre o SiassO Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (Siass) tem por objetivo coordenar e integrar ações e programas nas áreas de assistência à saúde, perícia oficial, promoção, prevenção e acompanhamento da saúde dos servidores da administração federal direta, autárquica e fundacional, de acordo com a política de atenção à saúde e segurança do trabalho do servidor público federal, estabelecida pelo Governo. Atualmente, o setor está sediado no setor Sul do campus universitário (antigo minicampus).

Assessoria de Comunicação
Procuradoria da República no Amazonas
(92) 2129-4734 / (92) 98415-5277
pram-ascom@mpf.mp.br
facebook.com/MPFederal
twitter.com/mpf_am

Contatos
Endereço da Unidade

Sede:
Av. André Araújo, 358
Adrianópolis – Manaus/AM
CEP 69057-025
Tel.: (92) 2129-4700


Anexo:
Av. Ephigênio Salles, 1570
Aleixo – Manaus/AM
CEP 69060-020
Tel.: (92) 3182-3100

Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h.
Como chegar

Sede: Anexo: