Javascript desabilitado
Logo MPF nome Logo MPF

Amazonas

Transparência
25 de Abril de 2017 às 19h10

Rede de Controle completa dois anos de atividades no Amazonas com lançamento de site

Plataforma reúne informações que permitem auxiliar a população na fiscalização da gestão pública no Amazonas

Foto: Ascom MPF/AM

Foto: Ascom MPF/AM

A Rede de Controle da Gestão Pública no Amazonas lançou site que reúne informações sobre como fiscalizar recursos públicos e contatos dos órgãos da Rede-AM para encaminhamento de denúncias sobre possíveis desvios de verbas públicas. A plataforma, disponível no endereço redecontrole.tce.am.gov.br , foi lançada durante reunião da Rede-AM realizada nesta terça-feira (25), que marcou o encerramento do período de coordenação do grupo pelo Ministério Público Federal no Amazonas (MPF/AM).

O coordenador do Núcleo de Combate à Corrupção do MPF/AM e representante da instituição na Rede-AM, Alexandre Jabur, apresentou as funcionalidades da nova ferramenta à disposição do cidadão, desenvolvida por meio de parceria entre o Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), que hospeda o domínio da página, e o MPF.

Acessando a plataforma, cidadãos e gestores públicos têm acesso a cartilhas e manuais que esclarecem questões sobre gestão pública e suas diretrizes de funcionamento, bem como informações da atuação dos órgãos no combate à corrupção e transparência. O site reúne todos os canais de denúncia dos integrantes da Rede-AM em único lugar.

Na seção Como fiscalizar os recursos públicos, a Rede-AM disponibiliza um guia em três categorias – transparência de gastos públicos; combate à corrupção; e situação das empresas – que auxilia o cidadão a encontrar links para sites de diversos órgãos públicos e privados, a fim de poder acompanhar a aplicação de recursos públicos nos municípios, estados e União, auxiliar no combate à corrupção e verificar a regularidade de Procurador da República Alexandre Jabur no lançamento do site da Rede de Controle da Gestão Pública empresas que prestam serviços ao Poder Público.

"Esperamos que, com essas ferramentas, a população se torne cada vez mais parceira da Rede de Controle da Gestão Pública no Amazonas, acompanhando a aplicação dos recursos públicos por meio do c ontrole social e trazendo as denúncias aos órgãos de fiscalização", afirmou Jabur.

Balanço das ações e nova gestão – Na reunião desta terça-feira, os representantes dos órgãos que integram a Rede-AM elegeram o novo coordenador do grupo. A coordenação do fórum, até abril de 2018, ficará a cargo do Tribunal de Contas da União (TCU), tendo a Controladoria-Geral da União (CGU) como substituta.

Nos últimos 12 meses, o MPF esteve à frente da Rede-AM. Nesse período, três novos órgãos públicos passaram a compor o grupo, houve a elaboração de Regimento Interno e foram criados grupos de trabalho para ações prioritárias.

Um projeto de lei regulamentador da transição estadual e municipal foi apresentado pela Rede-AM à Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE/AM) em duas ocasiões. Todo o balanço das atividades está disponível no site.

Sobre a Rede-AM – A Rede de Controle da Gestão Pública no Amazonas é um fórum permanente, criado em abril de 2015, com o objetivo de integrar e aprimorar a atuação interinstitucional dos órgãos de controle e fiscalização da gestão pública no Amazonas.

Como parte de sua atuação, a Rede-AM promove reuniões periódicas para a troca de informações e para a condução de casos que envolvem a atuação interinstitucional, além de promover eventos de capacitação e ações coordenadas em temas relacionados ao aprimoramento da gestão pública e combate à corrupção.

Atualmente, os órgãos que compõem a Rede de Controle da Gestão Pública no Amazonas são: Advocacia-Geral da União (AGU), Controladoria-Geral do Estado (CGE/AM), Controladoria-Geral do Município (CGM), Controladoria-Geral da União (CGU), Ministério Público de Contas junto ao Tribunal de Contas do Estado, Ministério Público do Estado do Amazonas (MP/AM), Ministério Público Federal no Amazonas (MPF/AM), Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE/AM), Tribunal de Contas da União (TCU), Superintendência de Polícia Federal no Amazonas (SPF/AM) e Superintendência da Receita Federal do Brasil no Amazonas (SRF/AM).

Assessoria de Comunicação
Procuradoria da República no Amazonas
(92) 2129-4734 / (92) 98415-5277
pram-ascom@mpf.mp.br
facebook.com/MPFederal
twitter.com/mpf_am

Contatos
Endereço da Unidade

Sede:
Av. André Araújo, 358
Adrianópolis – Manaus/AM
CEP 69057-025
Tel.: (92) 2129-4700

Anexo:
Rua Salvador, 464
Adrianópolis – Manaus/AM
Tel.: (92) 3182-3100



Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h.

 

Plantão judicial - Saiba como funciona

 

Precisa enviar documentos ao MPF?

Acesse:

http://www.mpf.mp.br/mpfservicos

Como chegar

Sede:

Sites relacionados
Área Restrita