Logo MPF nome Logo MPF

Amazonas

Concursos
4 de Novembro de 2019 às 17h15

MPF premia vencedores de concurso de identidade visual para projeto Caminhos das Águas no AM

Conceito e marca criados pelo designer Augusto Lopes foi escolhida para representar o projeto; premiações aos três primeiros colocados incluem licença de softwares e scanner portátil

Prêmio sendo entregue aos três vencedores

O Ministério Público Federal (MPF) no Amazonas entregou as premiações aos vencedores do concurso para desenvolvimento de identidade visual do projeto Caminhos das Águas, iniciativa que será promovida pelo MPF para fomentar atividades de sustentabilidade em comunidades ribeirinhas no entorno de Manaus (AM). O concurso cultural contou com o apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL-M), parceira do MPF no projeto.

A identidade visual escolhida pelo júri para o projeto Caminhos das Águas foi inscrita pelo designer Augusto César de Castro Lopes. Ele apresentou um projeto que uniu elementos importantes – harmonia entre o indivíduo e as comunidades amazônicas – aplicando a biomimética – estudo das estruturas biológicas para aprender com as estratégias e soluções da natureza – como suporte criativo na construção do conceito da marca vencedora. Também foram premiados, pelos 2º e 3º lugares no concurso, respectivamente, os concorrentes Daniel Madson Souza da Cruz e Raphaela Silva Anunciação.

As premiações oferecidas pela CDL-Manaus aos vencedores incluem, além de certificados, uma licença de um ano do aplicativo individual Photoshop, com 100GB de armazenamento em nuvem, o Adobe Portfolio, o Adobe Fonts e o Adobe Spark, para o primeiro lugar, além de dois scanners de mesa Perfection V19 Epson para o segundo lugar e terceiro lugar.

Os projetos foram submetidos à banca julgadora, composta pelo coordenador e pela gerente do projeto Caminhos das Águas, pelo chefe de gabinete do MPF no Amazonas, pelo assessor-chefe de comunicação da instituição e por representante da Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL-M).

Na cerimônia de entrega das premiações, o presidente da CDL Manaus, Ralph Assayag, ressaltou o caráter transformador do projeto Caminhos das Águas e reforçou a disposição do setor comercial da cidade de Manaus em colaborar com iniciativas que visem melhorar a qualidade de vida do povo amazonense. O coordenador do projeto, Edmilson Barreiros, agradeceu aos participantes pela inscrição e dedicação à criação de identidades visuais de qualidade e ressaltou que, independentemente do vencedor, todos captaram a essência da iniciativa em suas propostas.

Em sua fala de agradecimento, o vencedor do concurso cultural disse ter se encantado com a proposta do projeto em proporcionar o acesso à cidadania nos beiradões do Amazonas e parabenizou o MPF pela iniciativa. “Me dediquei a apresentar um trabalho digno da magnitude desse projeto. Me inspirei na natureza, na riqueza de nossa terra. Mesmo em meio a tantas dificuldades, acho muito importante destacar o que a Amazônia tem de melhor”, disse Augusto Lopes.

Caminhos das Águas – Promover transformação social da população ribeirinha do entorno da cidade de Manaus é o principal objetivo do projeto Caminhos das Águas, instituído pela Portaria nº 41/2019, publicada no Diário Eletrônico do MPF em 27 de fevereiro de 2019. Por intermédio de parcerias a serem firmadas com outras instituições, a iniciativa pretende fomentar o desenvolvimento autossustentável, ações de saúde, educação e cidadania em localidades onde o acesso só é possibilitado por via fluvial.

A ideia é que o MPF atue como facilitador para que instituições públicas levem serviços e melhorias aos ribeirinhos. Dentre os fundamentos do projeto estão a criação de vínculos sociais e institucionais com as comunidades visitadas e com instituições parceiras que poderão aderir ao projeto; promoção da cidadania mediante atividades educativas relacionadas às atribuições do MPF; realização de diligências e inspeções nas escolas, postos de saúde e demais instrumentos públicos existentes nas localidades; e capacitação das lideranças das comunidades, pelo MPF e instituições parceiras, ampliando o número de interlocutores e incrementando os respectivos canais de comunicação com os entes envolvidos.

Nesta fase inicial, o MPF está realizando um levantamento quantitativo e qualitativo das comunidades no entorno de Manaus, para verificar as necessidades junto a lideranças locais e conhecer as condições de saúde, educação, comunicação, regularização fundiária e modo de sustentabilidade, dentre outras. Após o levantamento, o MPF contará com o apoio de instituições parceiras para a realização de visitas às localidades ribeirinhas e promoção das ações previstas no projeto.

Assessoria de Comunicação
Procuradoria da República no Amazonas
(92) 2129-4734 / (92) 98415-5277
pram-ascom@mpf.mp.br
facebook.com/MPFederal
twitter.com/mpf_am

registrado em: ,
Contatos
Endereço da Unidade

Sede:
Av. André Araújo, 358
Adrianópolis – Manaus/AM
CEP 69057-025
Tel.: (92) 2129-4700


Anexo:
Av. Ephigênio Salles, 1570
Aleixo – Manaus/AM
CEP 69060-020
Tel.: (92) 3182-3100

Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h.
Como chegar

Sede: Anexo: