Logo MPF nome Logo MPF

Amazonas

Geral
2 de Outubro de 2019 às 15h55

MPF lança livro com memórias e histórias sobre atuação do órgão no Amazonas

Publicação é resultado de três anos de pesquisas sobre a trajetória e a contribuição da instituição para o aprimoramento da democracia e acesso à cidadania no estado

Dezenas de livros verdes com o título Memórias e Histórias do Ministério Público Federal no Amazonas postos sobre mesa de vidro, com vaso de flores rosas e brancas. A imagem ainda mostra banner verde e branco do projeto Centro de Memória Digital.

Foto: Ney Santos

A trajetória do Ministério Público Federal (MPF) no Amazonas, suas transformações e os personagens que fazem parte de quase 130 anos de presença da instituição no estado estão agora documentados no livro “Memórias e Histórias do Ministério Público Federal no Amazonas”, lançado em evento realizado no salão Rio Solimões, anexo do Palácio Rio Negro, Centro de Manaus.

Confira a versão online do livro.

A publicação é resultado de três anos de pesquisas históricas, jornalísticas e arquivísticas realizadas por meio do projeto Centro de Memória Digital, com organização e redação dos jornalistas Raphael Cortezão, Anália Barbosa, Camila Gabriel e Kássio Nunes. O trabalho de resgate da história e gestão documental no MPF recebe apoio de órgãos públicos parceiros como Secretaria de Estado de Cultura (SEC), Prefeitura Municipal de Manaus, Câmara Municipal de Manaus (CMM) e Câmara dos Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL-Manaus).

O livro foi apresentado na última sexta-feira (27) pelo procurador da República Edmilson da Costa Barreiros Lançamento livro MPF/AMJúnior, idealizador do projeto, e entregue a membros e servidores do MPF, representantes de órgãos públicos e da sociedade civil, durante a solenidade da quarta edição do Prêmio Trabalho de Valor, voltada ao reconhecimento e valorização de funcionários públicos que atuam no órgão.

“O trabalho envolveu os conhecimentos conjugados do direito, jornalismo, história e arquivologia. A obra serve para eternizar grandes profissionais, suas atuações relevantes e muito da contribuição que o MPF deixou para o Amazonas. Desvendar o passado é entender o que somos enquanto instituição; é renovar nossos compromissos institucionais com o presente; e inspirar o futuro do Ministério Público Federal, com todo o aprimoramento dos serviços prestados ao povo do Amazonas, de defesa da cidadania, combate ao crime e à corrupção”, destaca Barreiros.

O evento de lançamento contou ainda com a presença da primeira mulher a exercer, na década de 1970, o cargo de procuradora da República no Amazonas, a subprocuradora-geral da República aposentada Edylcéa Tavares Nogueira de Paula. A obra “Memórias e Histórias do Ministério Público Federal no Amazonas” teve tiragem inicial de mil exemplares e será distribuída pelo MPF a órgãos públicos das três esferas de poder, bibliotecas e arquivos públicos, universidades e outras instituições.

Participaram ainda da solenidade de lançamento do livro o secretário de Estado de Cultura, Marcos Apolo Muniz, o presidente da CDL-Manaus, Ralph Assayag, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), desembargador João Simões, o vice-presidente do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 11ª Região, José Dantas de Góes, o juiz federal Luis Felipe Pimentel da Costa, a promotora de Justiça Cláudia Câmara, procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho (MPT) da 11ª Região, Jorsinei Dourado, além de servidores e membros do MPF atuantes e aposentados e seus familiares.

Resgate – Dentre os principais achados das pesquisas que resultaram na publicação do livro, destacam-se os registros de atuação dos primeiros procuradores da República designados para 18 estados brasileiros, dentre eles o Amazonas, em 1890, ano de criação da Justiça Federal. As pesquisas também traçaram perfis de procuradores que ocuparam a chefia do MPF no Amazonas desde o marco inicial de atuação do MPF, em 1890, até os dias atuais.

Além do percurso histórico da instituição, o livro ainda contém depoimentos de membros e servidores e de pessoas impactadas pelas atuações do MPF, casos que ganharam destaque e resultaram em avanços para a sociedade, entre outros conteúdos. Os resultados das pesquisas também estarão disponíveis no site do Centro de Memória Digital.

Assessoria de Comunicação
Procuradoria da República no Amazonas
(92) 2129-4734 / (92) 98415-5277
pram-ascom@mpf.mp.br
facebook.com/MPFederal
twitter.com/mpf_am

registrado em:
Contatos
Endereço da Unidade

Sede:
Av. André Araújo, 358
Adrianópolis – Manaus/AM
CEP 69057-025
Tel.: (92) 2129-4700


Anexo:
Av. Ephigênio Salles, 1570
Aleixo – Manaus/AM
CEP 69060-020
Tel.: (92) 3182-3100

Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h.
Como chegar

Sede: Anexo: