Logo MPF nome Logo MPF

Amazonas

Meio Ambiente
14 de Fevereiro de 2020 às 13h30

MPF doa mais de uma tonelada de papel a cooperativa de reciclagem no Amazonas

Doação foi realizada após avaliação de documentos arquivados na instituição; mais de quatro toneladas de material reciclável já foram destinadas a associações no estado

Foto mostra representantes do MPF e da associação de reciclagem.

Foto: Ascom/MPF

O Ministério Público Federal (MPF) realizou a doação de mais de uma tonelada de papel à Associação de Catadores de Recicláveis (ACR). Promovida pela Subcomissão Permanente de Gestão de Patrimônio Documental (SUB-GPAD) da instituição, a ação teve como objetivo o descarte sustentável do material. Iniciado em junho do ano passado, o processo de seleção do material avaliou cópias de documentos, guias de remessa de processos e procedimentos, autos com guarda precaucional, peças secundárias e tramitações de correspondências das áreas extrajudicial, judicial e administrativa, totalizando 1.082 quilos de documentos fragmentados e destinados à associação de reciclagem.

Durante a cerimônia de assinatura do termo de doação, que contou com a presença de servidores da SUB-GPAD e prestadores de serviço do MPF, o procurador-chefe da instituição no Amazonas, Thiago Corrêa, elogiou e agradeceu os envolvidos no processo de eliminação e destinação dos materiais.

O presidente da ACR, Hamilton dos Santos Silva, ressaltou a importância da ação do MPF para os 15 catadores associados que serão diretamente beneficiados. “É gratificante ter pessoas ao nosso lado dando apoio ao nosso trabalho”, destacou.

A realização do processo de seleção e fragmentação de documentos para doação contribui com o descarte sustentável do material, com a preservação ambiental e como desenvolvimento das atividades realizadas pela cooperativa, além de conferir mais economia para a instituição, pois otimiza o uso do espaço físico e racionaliza custos operacionais, assegurando a manutenção e a preservação de conjuntos documentais relevantes.

Doações anteriores – Desde 2016, o MPF realiza trabalho de avaliação e classificação de documentos com prazos expirados. A eliminação de documentos é realizada com base na tabela de temporalidade, instrumento que determina o prazo de permanência de um documento em um arquivo e sua destinação, e do Plano de Classificação de Documentos segundo a Política de Gestão Documental da Procuradoria-Geral da República (PGR).

Em agosto de 2018, o MPF realizou o primeiro processo de eliminação, que resultou em 2,1 toneladas de material doado a cooperativas de reciclagem. Durante o segundo processo, em setembro do ano passado, o total doado foi de 1,6 tonelada. Com a eliminação de documentos e a doação de papel realizada este ano, o MPF atingiu ultrapassou quatro toneladas de material reciclável destinados a cooperativas no Amazonas.

Assessoria de Comunicação
Procuradoria da República no Amazonas
(92) 2129-4734 / (92) 98415-5277
pram-ascom@mpf.mp.br
facebook.com/MPFederal
twitter.com/mpf_am

registrado em: ,
Contatos
Endereço da Unidade

Sede:
Av. André Araújo, 358
Adrianópolis – Manaus/AM
CEP 69057-025
Tel.: (92) 2129-4700


Anexo:
Rua Sírio Libanês, 5
Chapada – Manaus/AM
CEP 69050-020
Tel.: (92) 3182-3100

Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h.
Como chegar

Sede: Anexo: