Javascript desabilitado
Logo MPF nome Logo MPF

Amazonas

Geral
6 de Agosto de 2019 às 16h55

MPF assina acordo pela regularização fundiária de áreas urbanas e rurais em Manaus (AM)

Série de compromissos assumidos por 16 instituições tem por finalidade conceder documentos legais de posse de áreas em situação de ocupação irregular

representantes de órgãos que assinaram o termo

Foto: Ascom MPF/AM

O Ministério Público Federal (MPF) no Amazonas assinou acordo de cooperação técnica com o Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJ-AM), a Prefeitura de Manaus e outros órgãos e entidades pela regularização fundiária de áreas ocupadas nas zonas urbana e rural da capital. O objetivo final do conjunto de compromissos firmados entre as 16 instituições participantes é viabilizar a concessão de documentos legais e definitivos de posse de áreas que se encontram em situação irregular.

Os mecanismos que serão utilizados para a resolução de conflitos fundiários em Manaus são baseados na Lei Federal 13.465, de 11 de julho de 2017, que institui normas gerais e procedimentos aplicáveis à Regularização Fundiária Urbana e Rural. Entre as diretrizes gerais, o acordo prevê “prioridade para a permanência da população na área em que se encontra, assegurando o nível adequado de habitabilidade e a melhoria das condições de sustentabilidade urbanística, social e ambiental da área ocupada”.

Pelo acordo de cooperação, o MPF se compromete a “encaminhar demandas individuais e coletivas com pedido de declaração da perda de propriedade particular em áreas objeto de regularização fundiária para a Câmara de Mediação e Arbitragem de Regularização Fundiária, quando manifestada pelos participantes”. A criação da câmara é um dos compromissos assumidos pelo TJ-AM no documento para auxiliar os Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania, que já existem na estrutura do tribunal.

O MPF também deverá fiscalizar a aplicação da Lei Federal 13.465/2017, bem como os atos da Câmara de Mediação e Arbitragem de Regularização Fundiária do TJ-AM.

Também assinam o acordo a Associação dos Notários e Registradores do Estado do Amazonas (Anoreg/AM), Serviço de Registro de Imóveis do Município de Manaus, Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE/AM), Defensoria Pública da União, Governo do Estado do Amazonas, Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM), Advocacia-Geral da União, Superintendente do Patrimônio da União (SPU), Procuradoria-Geral do Município de Manaus (PGM), Procuradoria-Geral do Estado do Amazonas (PGE), Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Amazonas (OAB-AM), Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas e Câmara Municipal de Manaus (CMM).

Assessoria de Comunicação
Procuradoria da República no Amazonas
(92) 2129-4734 / (92) 98415-5277
pram-ascom@mpf.mp.br
facebook.com/MPFederal
twitter.com/mpf_am

registrado em: *1CCR, Termo de cooperação
Contatos
Endereço da Unidade

Sede:
Av. André Araújo, 358
Adrianópolis – Manaus/AM
CEP 69057-025
Tel.: (92) 2129-4700

Anexo:
Rua Salvador, 464
Adrianópolis – Manaus/AM
Tel.: (92) 3182-3100



Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h.

 

Plantão judicial - Saiba como funciona

 

Precisa enviar documentos ao MPF?

Acesse:

http://www.mpf.mp.br/mpfservicos

Como chegar

Sede:

Sites relacionados
Área Restrita