Javascript desabilitado
Logo MPF nome Logo MPF

Alagoas

Direitos do Cidadão
23 de Abril de 2019 às 14h30

MPF/AL vistoria Centros de Referência de Assistência Social em Maceió

Unidades enfrentam diversas dificuldades físicas e operacionais

MPF/AL vistoria Centros de Referência de Assistência Social em Maceió

O Ministério Público Federal (MPF) em Alagoas realizou vistoria na manhã da segunda-feira (15), em três Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), o CRAS Pitanguinha, o CRAS Sônia Sampaio e o CRAS Terezinha Normande. A visita foi realizada pela procuradora da República Niedja Kaspary, com o intuito de verificar o funcionamento dos CRAS em Maceió a fim de entender a carência das unidades, a demanda reprimida, a demora na realização dos cadastros e promover ações futuras para sanar os problemas constatados.

A vistoria aconteceu em atenção ao procedimento nº 1.11.000.000987/2018-61, instaurado em razão de representação que relatava suposta ineficiência administrativa municipal no gerenciamento das unidades destinadas às ações do CadÚnico e do PBF no âmbito do município de Maceió, sobretudo quanto à utilização de recursos do IGD-M (Índice de Gestão Descentralizada Municipal) pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas).

Dificuldades - Além disso, a representação ainda menciona que as unidades que trabalham com o público do CadÚnico e do PBF enfrentam diversas dificuldades físicas e operacionais, tais como: ausência ou insuficiência de computadores, condicionadores de ar adquiridos há mais de um ano que não foram instalados, insuficiência de profissionais e falta de veículo exclusivo para a realização das atividades.

Vistoria - Durante a vistoria pode-se verificar que os problemas citados na representação são presentes nas unidades do CRAS e acabam por prejudicar os serviços realizados nessas unidades, principalmente o Cadúnico.

Ademais, outras disfunções foram constatadas, como internet lenta, dificultando a realização dos cadastros das famílias atendidas pelos programas; problemas no sistema de realização dos cadastros que também apresenta lentidão; além da forma de realização do próprio cadastro, que é feito primeiramente à mão e posteriormente digitado na sede do Cadastro Único, localizada no Poço, o que ocasiona demora excessiva e possíveis erros de informações.

Outras problemáticas encontradas se referem a estrutura das instalações, que necessitam de reparos e manutenção, possuem banheiros interditados ou com funcionamento irregular e falta de ventilação nas salas de espera.

Diante do que foi constatado na vistoria, o MPF pretende se reunir em breve com a Secretaria Municipal de Assistência Social para que sejam propostas soluções para os problemas observados.

A procuradora da República Niedja Kaspary ressaltou a importância de garantir que os problemas presentes nos CRAS sejam solucionados, “é papel do poder público atuar para diminuir as diferenças sociais e promover uma melhor qualidade de vida para as populações carentes, por isso é imprescindível a resolução dos problemas enfrentados nos CRAS, que afetam uma parcela da população de Maceió que já é muito prejudicada”, comentou.

Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público Federal em Alagoas
(82) 2121-1485/9.9117.4361
pral-ascom@mpf.mp.br
twitter.com/mpf_al

Atendimento ao cidadão em Arapiraca
(82) 3529-9500

Contatos
Endereço da Unidade

Procuradoria da República em Alagoas

Avenida Juca Sampaio, 1800
(próximo ao Fórum)
Barro Duro - Maceió/AL
CEP 57045-365

CNPJ: 26.989.715/0007-06

pral-sac@mpf.mp.br
(82) 2121-1400

Atendimento externo:
segunda a sexta-feira
Protocolo: de 10h às 18h
Setor de Atendimento ao Cidadão: de 8h às 15h

Assessoria de Comunicação Social

Atendimento à imprensa
(82) 2121-1485
pral-ascom@mpf.mp.br

Informações sobre Licitações
(82) 2121-1440
pral-cpl@mpf.mp.br

Como chegar
Sites relacionados
Área Restrita