Javascript desabilitado
Logo MPF nome Logo MPF

Acre

Geral
20 de Maio de 2020 às 10h55

MPF e MP/AC insistem no aprimoramento da transparência de ações do governo do Acre e da Prefeitura de Rio Branco contra o novo coronavírus

Pelo menos três aspectos da transparência não são divulgados pelos gestores recomendados

Arte retangular sobre desenho de um coronavírus na cor rosa usando máscara. Está escrito recomendação MPF na cor branca.

Arte: Ascom/PRAC

O Ministério Público Federal (MPF) e o Ministério Público do Estado do Acre (MP/AC) enviaram mais uma recomendação ao governo do Acre sobre a necessidade de transparências das medidas estatais no combate ao novo coronavírus. Nessa recomendação, os procuradores Lucas Costa Almeida Dias e Humberto Aguiar Júnior, junto com o promotor de Justiça Glaucio Ney Shiroma Oshiro, focam em corrigir a falta de divulgação de dados que tiveram a pior avaliação segundo o ranking da Open Knowledge Brasil (OKBR).

Segundo o ranking, os dados sobre a quantidade de testes disponíveis e os números de outras doenças respiratórias (que podem indicar suspeita de covid-19) ficaram com pontuação zero, enquanto a divulgação dos números de leitos disponíveis obteve a pontuação 0,5. A escala de pontuação do ranking vai de 0 a 100, sendo 100 a melhor pontuação possível.

Diante da necessidade de publicidade desses dados para que os órgãos de fiscalização e a sociedade possam exercer controle social, o MP recomendou que o estado do Acre e a prefeita de Rio Branco, Socorro Neri (PSB), disponibilizem, diariamente, os dados atualizados sobre todos os leitos de clínica médica e de UTI e o número de respiradores/ventiladores pulmonares (discriminando os que estão em uso, livres e em manutenção), por parte de todos os hospitais da rede pública e da rede privada (leitos SUS) e da rede privada (leitos não SUS).

Além disso, também devem ser divulgadas a taxa de ocupação de todos esses leitos, com a indicação daqueles que são referentes ao atendimento a pacientes com covid-19, bem como do número de pacientes internados suspeitos e confirmados com covid-19. Sobre os testes, recomenda-se que sejam disponibilizadas, diariamente, a quantidade de testes de que o estado dispõe para atender a determinado período de tempo. Os gestores também devem disponibilizar o número de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave registrados ou outras enfermidades que possam indicar suspeita de covid-19.

O secretário estadual de Saúde e a prefeita de Rio Branco têm sete dias para informar se acatam ou não a recomendação e foram informados que a recusa no acatamento pode ensejar medidas judiciais, inclusive sendo responsabilizados por eventos futuros causados pela omissão deles.

Íntegra da recomendação

Assessoria de Comunicação MPF/AC
(68) 3214-1430 / 99238-7258
@mpf_ac

registrado em: *covid19
Contatos
Endereço da Unidade

Alameda Ministro Miguel Ferrante, 340

Portal da Amazônia – Rio Branco/Ac

CEP 69915-632

(68) 3214-1400
Atendimento de segunda a sexta, das 8h às 15h

Plantão Jurídico:

Telefone: (68) 99238-7282

Atendimento ao Cidadão

Telefone: (68) 3214-1402

Assessoria de Comunicação

Telefone: (68) 3214-1430

Atendimento a Jornalistas: https://saj.mpf.mp.br/saj/

Informações sobre licitações

Telefone: (68) 3214-1405

Como chegar
Sites relacionados
Área Restrita