Javascript desabilitado
Logo MPF nome Logo MPF

Acre

31 de Julho de 2007 às 17h13

MPF/AC quer a preservação de sítio arqueológico em Senador Guiomard

Recomendação busca evitar a destruição dos sítios pelo cultivo da cana-de-açúcar no local.


O Ministério Público Federal no Acre enviou recomendação ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), ao Instituto do Meio Ambiente do Acre (Imac) e ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para que seja feito um levantamento imediato de todos os sítios arqueológicos existentes na área da Fazenda Baixa Verde, em Senador Guiomard, a 28km de Rio Branco, bem como a reserva de alguns hectares no entorno do que alguns pesquisadores têm qualificado como geoglifos, a fim de evitar a entrada de tratores e arados.

A recomendação foi feita a partir da representação do pesquisador Alceu Ranzi - cujo trabalho constatou a existência de geoglifos no local - após a empresa Álcool Verde anunciar a expansão de seus negócios para Senador Guiomard, onde planeja aplanar o terreno com tratores para o plantio de cana-de-açúcar.

Em junho de 2007, o Ministério Público do Acre (MP/AC) e o MPF/AC recomendaram ao Conselho Estadual de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente (Cemact) que fossem traçadas estratégias para a proteção adequada de áreas onde se encontram os sítios arqueológicos. Nas pesquisas científicas realizadas até agora, foram localizados sítios de agricultores ceramistas, por volta de dois mil anos, e há previsões de que existam outros que provavelmente datam de dez mil anos.

Para o procurador da República José Lucas Kalil, é importante que os sinais e objetos deixados por antigas civilizações permaneçam intactos, já que serão necessários muitos anos de pesquisa para se alcançar um conhecimento satisfatório sobre a pré-história acreana. O artigo 216, inciso V, da Constituição Federal, considera que integram o patrimônio cultural brasileiro “os conjuntos urbanos e sítios de valor histórico, paisagístico, artístico, arqueológico, paleontológico, ecológico e científico”.

O MPF também pediu a constante fiscalização do Iphan e do Ibama para garantir que atividades econômicas não danifiquem o patrimônio cultural do local.


Assessoria de Comunicação
Procuradoria da República no Acre
Tel: (68) 3214-1193/1104
E-mail: fabiana@prac.mpf.gov.br

Assessoria de Comunicação MPF/AC
(68) 3214-1430 / 99238-7258
@mpf_ac

registrado em: Geral, meio ambiente
Contatos
Endereço da Unidade

Alameda Ministro Miguel Ferrante, 340

Portal da Amazônia – Rio Branco/Ac

CEP 69915-632

(68) 3214-1400
Atendimento de segunda a sexta, das 8h às 15h

Plantão Jurídico:

Telefone: (68) 99238-7282

Atendimento ao Cidadão

Telefone: (68) 3214-1402

Assessoria de Comunicação

Telefone: (68) 3214-1430

Atendimento a Jornalistas: https://saj.mpf.mp.br/saj/

Informações sobre licitações

Telefone: (68) 3214-1405

Como chegar
Sites relacionados
Área Restrita